quarta-feira, 29 de maio de 2013

Crescer e Lobato


As vezes me emociono. Um musica, um livro,
um cheiro, uma palavra, uma cor.
O que fazer quando sou coberto de afetos?



A revista Crescer faz anualmente uma seleção com 30 livros, para celebrar a qualidade literária e prestigiar autores, ilustradore4s e editoras que se destacaram com boas produções. Essa iniciativa, claro, tem o objetivo de orientar milhares de leitores entre tantas produções que encontramos numa livraria, classificando-os também como lançamentos entre tantos livros numa mesma estante.
A edições da Crescer, junho 2013, é um presente pra mim, um grande presente. Entre os 30 livros, 3 títulos são meus, TOM Editora Projeto, ENTRE NUVENS Editora Brinque Book, MALVINA Editora DCL.
Todos os livros selecionados estão muito bem resenhados por Cristiane Rogério e  Marina  Vidigal. O leitor tem todas essas referencias em blocos curtos, capas dos livros e tudo acompanhado por belas imagens da artista  Juliana Bollini.
Mas algo muito especial aconteceu, recebi da revista o Troféu Monteiro Lobato, premio por destaque na produção. Sensibilizado por uma onda de carinho e por homenagem tocante, não me contive. Foi um momento emocionante!
Sentamos, conversamos, brindamos. Ah! A família do Lobato esta lá! Conversamos um monte sobre o que faço, sobre meus livros e imaginários, mas suspeito que eles já sabiam tudo. Fernanda Montano fez até uma matéria legal falando sobre mim e colheu depoimentos lindos de gente que sabe o que faz.
A revista, que completa 20 anos, traz outras coisas legais, inclusive o segredo das crianças que não ficam doentes. Brincadeiras, primeiras palavras, fraldas, xixi, sexo na gravidez, machucados, cozinha e crianças, é tempo de listras, tinta  na cara, cuca bacana com outros livros, Ilan Brenman, Marcelo Tas e Denise Fraga e suas respectivas colunas mensais e de quebra para os curiosos, no mês da leitura literária premiada, o autor Fernando Villela, ganhador do primeiro Troféu Monteiro Lobato, mostra o processo de como nasce um livro e como tudo sai da sua cabeça e cria sonhos nas mãos e imaginação dos leitores.

Vale a pena correr na banca mais próxima!

Vou correr também
Voltar no tempo com vocês
persuadir é o que quero.












6 comentários:

Mil Cachinhos disse...

Parabéns, André! Não tenho dúvidas do quanto você merece este destaque. Sua sensibilidade no escrever e no ilustrar é algo que sempre me emociona. E sabe, me impressiona a estabilidade da qualidade de suas obras. São muito raros os autores como você, em que todos os livros têm qualidade acima da média. Muito sucesso, sempre!
Mirtes Aquino
PS.: aprendi a admirar ilustrações de livros infantis com Elma, minha ilustradora preferida EVER. Tenho aprendido muito com vocês dois - no admirar, porque ilustrar definitivamente não está entre minhas aptidões ;)

Aline Barra disse...

Parabéns, mais uma vez, André!!! Reconhecimento merecido, as três obras são lindas, recomendo! ;)

Milene Barazzetti Machado disse...

Parabéns André! Teu trabalho é realmente maravilhoso! Sucesso sempre! Abçs
Milene

danielly nobrega ramos disse...

Olá André sou fã dos seus livros, Parabéns...

Amanda Prado disse...

Olá, André Neves!

Sou fã do seu trabalho como ilustrador e escritor de livros infantis e sou apaixonada especialmente por Lino desde que vi sua palestra promovida pelo SESC aqui em Alagoas. Sou pesquisadora da área de literatura e gostaria muito de encontrar a versão de Lino em Capa dura, pois todas que tive acabei cedendo para uma criança e infelizmente dessa vez não encontrei mais em livrarias como Saraiva e Cultura. Você, como autor, sabe informar se vai haver uma segunda edição ou se você teria alguma edição em capa dura para vender?

Grata,
Amanda Prado

Dam d´Souza disse...

Olá!!
Parabens pelo seu trabalho, é fantastico.
Tenho alguns de seus livros, e suas ilustras são demais.
Abraços
Sucesso pra ti